Uma professora do Colégio Sagrada Família, em Ponta Grossa, no Paraná, foi flagrada fazendo uma saudação nazista em sala de aula. As imagens teriam sido gravadas nesse sábado (8) e viralizaram hoje (10) nas redes sociais.
No vídeo (assista abaixo), a educadora aparece em pé, “vestindo” uma bandeira do Brasil. Com o semblante sério, ela reproduz o símbolo de saudação associado a regimes nazistas na frente dos alunos.
Professora faz saudação nazista em escola de Ponta Grossa pic.twitter.com/01Ap8URqrO
— Julinho Bittencourt (@JotaBittencourt) October 10, 2022
Nas redes sociais, parte dos internautas se mostra indignada com as imagens do ato da professora. Enquanto alguns dizem que o comportamento é inadequado, principalmente em ambiente escolar, outros pontuam que ela deveria ser afastada da função.
O BHAZ entrou em contato com o Colégio Sagrada Família e a instituição ficou de responder ao questionamento da reportagem sobre o vídeo da professora. A matéria será atualizada tão logo a direção do colégio se manifeste.
Apologia ao nazismo é crime
Segundo a lei 7.716/1989, é crime “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo“. A pena de reclusão varia de dois a cinco anos e multa.
Também é considerado crime “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. A pena de reclusão varia entre um e três anos, além de multa.
Via BHAZ