Um vídeo que mostra como uma sucuri pode ficar a espreita e quase atacar silenciosamente se destacou no Facebook essa semana.
Nas imagens, é possível ver como a maior cobra do Brasil mira em dois cachorros que estão descansando na margem de um rio. Ela se aproxima lentamente dos animais e chega a perseguir um deles, que escapa por pouco.
O biólogo Henrique, conhecido como o Biólogo das Cobras, comentou o comportamento da cobra “mal intencionada”.
“Ela fez exatamente o comportamento predatório. (…) Ela vai enrolando a caudinha em algum galho para poder puxar a presa e dar um bote”, explica, acrescentando que no final a sucuri prefere desistir do ataque por medo.
Confira as imagens a seguir:
De acordo com portal de jornalismo ambiental O Eco, a predação de animais domésticos é um fator que surpreendeu cientistas.
“Nós confirmamos 78 registros de predação, e em 23 deles as sucuris haviam consumido animais domésticos. Mas, apenas 21% das sucuris que comeram animais domésticos foram mortas, enquanto populares mataram 28% das sucuris que predaram animais silvestres”, conta Christine Strüssmann, Professora da Universidade Federal de Mato Grosso, que explica que os dados da internet ajudaram a entender como as sucuris sobrevivem em ambientes urbanos.
Em 2019 três ciclistas salvaram um cachorro que foi atacado por uma sucuri em Jaborandi (SP). A ação ficou registrada e o tamanho da cobra foi estimado em 4 metros.
Com coragem e paciência, os homens conseguiram salvar o cachorro sem machucar a sucuri, que voltou para seu habitat.
Veja o vídeo
Via Metro World News