A meta da prefeitura de Várzea Grande é vacinar nesta semana cerca de 10 mil crianças, na faixa etária entre 5 e 11 anos, contra a Covid-19. O prefeito Kalil Baracat (MDB) foi quem estipulou a meta para o município.
Várzea Grande tem aproximadamente 40 mil crianças entre 5 e 11 anos e que se enquadram no Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde para a vacinação.
Desde o início da campanha, contabilizando os dados do dia ‘D’, Várzea Grande já vacinou 7.497 crianças. No fim de semana ado 2.023 crianças foram imunizadas com uma dose.
O secretário de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo de Barros, anunciou um novo ponto fixo para vacinar crianças no município, ficando a Unidade de Saúde do bairro Santa Isabel, exclusivo para vacinar os pequenos. Todo um planejamento tem que ser montado com logística e pessoal para se colocar uma Unidade de Saúde exclusivamente para se vacinar crianças.
“Estes dados são o reflexo da vacina, da dedicação da linha de frente, da evolução da ciência e da responsabilidade de cada cidadão que está garantido sua imunização. Pelo balanço apresentado tivemos uma adesão positiva no Dia D, o que nos traz uma tranquilidade maior, pois estamos conseguindo avançar com a imunização dos menores, conforme o planejado. Mesmo assim, solicito aos pais que compareçam na unidade de saúde para vacinar as crianças. Vamos esta semana, também planejar novas iniciativas para alavancarmos ainda mais a vacinação. Independente do momento, a prioridade do governo Kalil Baracat é uma vida mais segura para todos”, destacou o secretário da Saúde, Gonçalo de Barros.
A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande a a ter a Unidade Básica de Saúde do Santa Isabel funcionando todos os dias da semana das 8h às 11h e das 13h às 16h e de forma itinerante com calendários previamente anunciados na Clínica Médica da UNIVAG e está definindo mais um ponto fixo no centro da cidade para contemplar aqueles que dependem de transporte coletivo para levarem os filhos para vacinação.
“A vacinação de crianças exige uma nova metodologia, toda uma logística diferenciada, pois os menores dependem dos pais para serem vacinados e, portanto, temos que nos adequar a realidade de todos eles, pois eles trabalham e tem outros afazeres”, disse Gonçalo Barros.
Ele lembrou ainda que de acordo as recomendações do Ministério da Saúde o imunizante Pfizer é destinado para crianças com comorbidades ou deficiências e para crianças até 5 anos. Já a Coronavac está liberada para o público de 5 a 11 anos, com ou sem comorbidades. Os pais, conforme orientação médica, poderão vacinar, conforme indicação do pediatra. A Saúde Municipal disponibiliza ambos os imunizantes.
Além de efetuar o agendamento online, para vacinar as crianças, é necessário que ela esteja acompanhada dos pais ou de um adulto munido do termo de autorização dos responsáveis. Também é obrigatório apresentar RG ou certidão de nascimento da criança, documento com foto do adulto responsável que acompanha a criança, F ou Cartão SUS, além do comprovante de endereço de Várzea Grande.
Outra recomendação para pais ou responsáveis é realizar o cadastro das crianças no site da Prefeitura Municipal de Várzea Grande, pelo endereço eletrônico, www.varzeagrande.mt.gov.br, e clicar no banner de imunização. O registro antecipado dos dados contribui para agilizar o atendimento nos locais de vacinação, reduzir o tempo de espera e evitar aglomerações.
Fonte: Capital Notícia