A Felicidade não é só um estado de espírito, ela pode ser também objeto de estudo. Vários pesquisadores têm estudado sobre esse sentimento, que é cobiçado pela humanidade. Mas há algum tempo a ciência da felicidade se tornou também disciplina regular em alguns cursos de graduação no mundo.
No Brasil, a ideia foi implantada em 2018 na Universidade de Brasília (UnB), pelo professor Wander Pereira. Agora, em 2022, novas universidades públicas adotaram o tema como componente curricular e uma faculdade criou uma graduação completa reconhecida pelo Ministério da Educação. É a formação em felicidade.
A disciplina da Ciência da Felicidade, ou simplesmente Felicidade, já está presente em alguns cursos em universidades de todo o país. Neste semestre 2022.1, ela ou a ser ofertada em duas novas universidades: a Federal do Ceará (UFC) e a Federal de Campina Grande, na Paraíba (UFCG).
O professor do curso de Engenharia de Materiais da UFCG, Thiago Cunha, foi o idealizador da disciplina no campus. “Encontramos elementos em comum na felicidade e na engenharia de materiais, como a resiliência, o estresse, e partimos dessa analogia“, explicou.
Na UFC, a disciplina é ofertada para os alunos de vários cursos e é ministrada pela professora Deborah Cristina Antunes. Em ambas as universidades, a cadeira é optativa, embora a felicidade nem sempre seja uma opção. Não há pré-requisitos para cumprir o componente. O único pré-requisito é estar de peito e mente abertos.
Você faria uma graduação dessas?
Via Razões para acreditar