No domingo (24), uma pessoa tentou se jogar do viaduto em frente ao Shopping Três Américas, em Cuiabá. Contudo, equipes do SAMU agiram rapidamente. Assim, conseguiram resgatar a vítima, que foi levada imediatamente para um hospital local.
Tentativa de suicídio em viaduto em Cuiabá, vítima foi resgatada pelo SAMU ; veja vídeo pic.twitter.com/mr29eazSiT
— perrenguematogrosso (@perrenguemt) November 24, 2024
O incidente ocorreu no viaduto da Avenida Fernando Corrêa da Costa, uma das principais vias de Cuiabá. Enquanto o trânsito ficou interrompido, testemunhas registraram vídeos do resgate. Dessa forma, as imagens mostraram a agilidade do SAMU e a gravidade da situação.
Casos similares já aconteceram em outras localidades da cidade
Não é a primeira vez que situações como essa ocorrem em Cuiabá. Por exemplo, em abril de 2024, um homem se jogou do Viaduto da Rodoviária. Embora a queda tenha sido grave, o Corpo de Bombeiros conseguiu socorrê-lo e levá-lo para o Hospital Municipal de Cuiabá.
Com mais um episódio como esse, o debate sobre saúde mental ganha relevância. Além disso, organizações como o Centro de Valorização da Vida (CVV) oferecem e emocional. Dessa maneira, o CVV atende gratuitamente pelo telefone 188 e pelo site www.cvv.org.br, garantindo sigilo absoluto.
A Prefeitura de Cuiabá tem trabalhado para oferecer mais e psicológico à população. Por isso, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) estão sendo ampliados. Assim, a cidade busca oferecer atendimento especializado, fortalecendo a rede de saúde mental.
Sinais de alerta não devem ser ignorados
Entre os sinais de alerta, estão isolamento social, tristeza profunda e mudanças repentinas de comportamento. Portanto, observar esses indícios em amigos ou familiares é essencial. Além disso, abrir o diálogo e demonstrar empatia são atitudes que podem salvar vidas.
Os casos recentes em Cuiabá destacam a importância de políticas públicas e apoio comunitário. Assim, a união de cidadãos, autoridades e instituições fortalece o cuidado com a saúde mental. Para mais informações, o CVV e a Secretaria Municipal de Saúde estão disponíveis para orientar.