Na manhã da última terça-feira (15/04), cidades de Bahrein amanheceram com uma intensa tempestade de poeira, que reduziu drasticamente a visibilidade. O fenômeno, acompanhado por fortes rajadas de vento, alterou a paisagem e fez com que muitos comparassem o cenário a uma “paisagem marciana. Moradores registraram vídeos do momento e compartilharam nas redes sociais.
Veja vídeo:
Detalhes do incidente
As nuvens densas de poeira afetaram estradas, aeroportos e até mesmo atividades marítimas. Com isso A Direção Geral de Tráfego do Bahrein emitiu um comunicado orientando todos os motoristas a redobrarem a atenção nas rodovias. A Guarda Costeira também alertou os navegadores a tomarem precauções extras nas águas.
Qualidade do ar preocupante
Dados do índice de qualidade do ar (AQI) revelaram uma situação preocupante em Manama, capital do Bahrein, onde o AQI atingiu 293, classificado como “severo”. As concentrações de partículas finas PM10 e PM2.5 chegaram a 385 µg/m³ e 91 µg/m³, respectivamente. Níveis que representam riscos significativos à saúde, especialmente para pessoas com problemas respiratórios, os idosos e crianças.
Tempestade considerada perigosa
A tempestade atingiu muitos outros países do Oriente Médio, não só Bahrein, mas também Kuwait, Iraque e a Arábia Saudita, também enfrentaram condições semelhantes, com a qualidade do ar (AQIs) atingindo níveis “perigosos”. Segundo os especialistas a frequência e intensidade crescentes dessas tempestades de poeira está relacionada às mudanças climáticas e à degradação do solo, que tornam as regiões mais aptas a eventos extremos.
Perguntas frequentes:
Ventos intensos vindos do noroeste levantaram poeira do deserto, reduzindo a visibilidade e poluindo o ar.
O Departamento de Trânsito e a Guarda Costeira emitiram alertas para motoristas e navegadores adotarem cautela.
É um país insular localizado no Golfo Pérsico, a leste da Arábia Saudita e a noroeste do Catar.