Comerciantes e moradores de Colíder filmaram o momento exato em que a subestação de energia sofre um curto-circuito e pega fogo em seguida.
https://youtube.com/shorts/dQwkCs_cESA?feature=share
Nas imagens, é possível ver o ‘estouro’ ando pelos fios de alta tensão, e até acertando uma palmeira próxima de um poste.
https://youtube.com/shorts/u5rX8xtdJ58?feature=share
Veja a Nota Oficial emitida pela ENERGISA:
Nota Energisa Mato Grosso I 08/08/22 I 10h40
A Energisa informa que está em regime de contingência desde às 8h20min desta manhã de segunda-feira, no norte de Mato Grosso, por causa de um curto-circuito na subestação de Colíder, que também atende a regiões vizinhas. Inicialmente 7.800 clientes foram afetados nas cidades de Colíder e Nova Canaã. No entanto, equipes do Centro de Operações Integrado trabalharam para remanejar a distribuição de energia para outras fontes alimentadoras. Neste momento, dois mil clientes já tiveram o atendimento restabelecido.
De acordo com verificações iniciais, o problema teria sido causado na área externa da subestação após um temporal, com a atuação de sistemas de proteção da rede para contenção de danos. Não há mais fogo na subestação e não houve feridos. A causa clara ainda é checada.
O regime de contingência é uma força-tarefa para situações atípicas, com reforço de pessoal em todas às áreas operacionais da empresa. Devido às manobras de carga, é possível ocorrer oscilações momentâneas em toda a região. Os canais de atendimento da empresa para os clientes são:
WhatsApp (Gisa): (65) 99999-7974
Aplicativo Energisa On
Site: energisa.com.br