O brasileiro João Fonseca, de apenas 18 anos, amargou mais uma derrota nesta quinta-feira (9) e foi eliminado logo na estreia do Masters 1000 de Roma, disputado no saibro. O número 65 do ranking da ATP perdeu para o húngaro Fabian Marozsan (61º) por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/6 (7-3), e chegou à sua terceira derrota consecutiva — sua pior sequência desde julho do ano ado.
Gira europea un poco decepcionante, por ahora, para Joao Fonseca.
— José Morón (@jmgmoron) May 8, 2025
Solo una victoria, con tres derrotas.
Se va a plantar en Roland Garros sin que tengamos las expectativas que teníamos sobre él a inicio de año. pic.twitter.com/ibA2hI98zz
A fase difícil começou em Madri, onde Fonseca caiu na segunda rodada para o americano Tommy Paul. Depois, perdeu para o holandês Jesper de Jong na estreia do Challenger de Estoril. Agora, em Roma, mesmo mostrando sinais de recuperação no segundo set, não conseguiu evitar mais um revés.
Primeiro set sem reação
Fonseca enfrentou grande dificuldade para responder ao bom desempenho do húngaro no primeiro serviço, que teve cerca de 90% de aproveitamento no primeiro set. Sem conseguir ameaçar o saque de Marozsan, o brasileiro sofreu uma quebra logo no início e não teve mais chances de se recuperar. Em pouco mais de 30 minutos, o húngaro fechou o set em 6/4.
Reação no segundo set não foi suficiente
O segundo set começou com nova quebra sofrida por Fonseca. No entanto, o brasileiro reagiu e aproveitou uma dupla falta do adversário para empatar em 3/3. Ele chegou a ter três oportunidades de quebra para virar o jogo, mas Marozsan se segurou. O equilíbrio permaneceu até o tie-break, onde João abriu vantagem, mas cometeu duas duplas-faltas seguidas e viu o húngaro fechar o jogo em 7/6 (7-3).
Essa é a primeira vez desde julho de 2023 que Fonseca perde três partidas seguidas. Naquele período, ele sofreu quatro derrotas consecutivas, incluindo jogos na grama de Nottingham, Halle, Wimbledon e uma em quadra dura em Chicago.
Próximo destino: Hamburgo ou Paris?
Fonseca pode disputar o ATP 500 de Hamburgo, na Alemanha, a partir de 16 de maio. A competição será a última antes de Roland Garros, o segundo Grand Slam da temporada, onde o jovem brasileiro deve tentar uma campanha de recuperação.
📲 Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes — inclusive sobre os brasileiros no tênis? Então e agora o Perrengue Mato Grosso e acompanhe as principais notícias esportivas! 👉 Clique aqui para ler mais 🏆🎾
📸 Siga o Perrengue no Instagram e fique por dentro de tudo da maior página do Mato Grosso! 👉 @perrenguematogrosso
Perguntas frequentes
Sim. Em julho de 2023, ele perdeu quatro partidas seguidas, em diferentes pisos.
O húngaro teve alto aproveitamento no saque e João cometeu erros decisivos no tie-break.
Ele pode jogar o ATP 500 de Hamburgo antes de disputar Roland Garros.