Na madrugada dessa terça feira (01/04) um resgate chocou os internautas. Os garis da Comlurb resgataram uma rescém-nascida dentro de uma lixeira na Zona norte do Rio de Janeiro. A criança foi encaminhada ao Hospital Maternidade Herculano Pinheiro, onde permanece internada com estado de saúde estável. Veja vídeo:
Detalhes do caso
Os garis realizavam o seu trabalho normalmente, quando se depararam com a rescém-nascida enrolada em uma pequena manta. Ela estava prestes a ser compactada junto aos resíduos quando a viram. Um dos profissionais expressou sua indignação ao registrar o momento: “Pessoal joga no lixo, cara. No lixo! O ser humano, cara. Pessoal sem responsabilidade”. Outro relatou: “Eu tava vindo do trabalho, entrei na rua para terminar o serviço. Aí, batendo um lixo, coletando, peguei uma caixa e joguei para dentro do caminhão. Quando voltei, vi um negócio no chão e achei até que fosse uma boneca. Falei: ‘Caraca, achei uma bebê reborn! Vou levar para minha filha'”
Medidas tomadas
Imediatamente após o resgate, acionaram as equipes do 9º BPM (Rocha Miranda), e logo encaminharam a rescém-nascida ao hospital. Registraram a ocorrência na 40ª DP (Honório Gurgel), e notificaram o Conselho Tutelar, juntamente com a Vara da Infância, para acompanhar o caso e tomar as medidas legais cabíveis. Um dos garis que estava presente revelou que irá iniciar o processo de adoção para adotar a criança.
Nota da Comlurb
Em uma nota oficial a empresa Comlurb disse: “A Comlurb lamenta que um bebê tenha sido abandonado nessas condições e parabeniza seus colaboradores pela atuação exemplar no caso”. Até o momento não econtraram a pessoa responsável pelo crime.
Perguntas frequentes:
O Conselho Tutelar e a Vara da Infância determinarão os próximos os, que podem incluir a busca por familiares ou encaminhamento para adoção.
Os funcionários a encontraram dentro de uma lixeira.
Disse que lamenta o abandono e parabenizou os funcionários pela ação.