Desde 2021, o atendimento à saúde em Várzea Grande alcançou um novo patamar com a inauguração da primeira maternidade pública do município. Localizado no Hospital Materno Infantil “Dr. Francisco Lustosa de Figueiredo”, o serviço já registrou o nascimento de 4.447 bebês até julho de 2024, oferecendo um atendimento completo e humanizado para mães e recém-nascidos.
Estrutura moderna e cuidados essenciais
A maternidade, parte da Rede Cegonha Municipal, conta com uma infraestrutura que inclui 27 leitos distribuídos em seis enfermarias e suítes individuais para pré-parto, parto e puerpério. Com capacidade para 160 partos mensais, a unidade garante não apenas um atendimento de qualidade, mas também a realização de testes fundamentais, como os exames do olhinho, coraçãozinho, orelhinha e linguinha, essenciais para a saúde dos recém-nascidos.
Moradora de Várzea Grande, Mariângela Sobral Carvalho, que deu à luz na maternidade, ressaltou a importância fundamental do serviço público. Ela destacou que “o atendimento foi excelente, e o e pós-parto fez toda a diferença”. Além disso, Mariângela elogiou a equipe, afirmando que “foi dedicada e cuidadosa”. Sem condições de pagar por um parto particular, ela contou com o apoio essencial do Sistema Único de Saúde (SUS), que garantiu todo o atendimento necessário.

Impacto positivo e cidadania
De acordo com o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, a maternidade pública não apenas proporciona um atendimento humanizado, mas também garante que todos os bebês saiam do hospital com a certidão de nascimento gratuita. Além disso, Baracat destacou que “todas as crianças nascidas aqui saem como cidadãs várzea-grandenses, com o direito ao registro em cartório assegurado”.
Entre 2021 e 2024, a maioria dos nascimentos, de fato, ocorreu por parto normal, totalizando 2.622. Em contraste, as cesarianas somaram 1.825 no mesmo período. Além disso, ao longo desses anos, nasceram 2.295 meninos e 2.152 meninas, reforçando o impacto significativo da maternidade pública no município.
Expansão da saúde em Várzea Grande
Várzea Grande se prepara para um avanço ainda maior na saúde, com a construção da primeira maternidade 100% SUS do estado, localizada no bairro Frutal de Minas. Com um prédio de 8.200 m² e capacidade para até 100 leitos, a nova maternidade contará com serviços de alta complexidade, como unidade de terapia intensiva neonatal e centro de parto normal. A nova unidade, com recursos do Novo PAC, reforça o compromisso do município em oferecer atendimento completo e de qualidade à população.