No último fim de semana (30/03) e (31/03), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) realizaram uma operação contra o garimpo ilegal. A operação ocorreu na região rural de Mucajaí, Roraima. As autoridades apreenderam uma aeronave, armas de fogo, veículos, e diversos insumos destinados à atividade ilícita.
Veja vídeo:
Detalhes do caso
A operação ocorreu em uma pista de pouso clandestina na localidade de Campos Novos, conhecida por ser um ponto estratégico para o transporte de pessoas e materiais ao garimpo ilegal. Durante a ação, os agentes interceptaram uma aeronave no momento do pouso, evidenciando a audácia dos envolvidos em utilizar infraestruturas improvisadas para sustentar atividades ilegais.
Objetos apreendidos
Além da aeronave, (inutilizada no local para impedir seu uso futuro) a PRF apreendeu uma arma de fogo, três carros, uma motocicleta, 800 L de combustível, vários aparelhos celulares, antenas de internet, rádios comunicadores, ouro, 600 kg de alimentos e 680 munições.
Prisão dos criminosos
Os agentes prenderam três homens em flagrante durante a operação e os levaram até a sede da Polícia Federal, onde realizaram todos os procedimentos legais. Com essa ação, as autoridades demonstraram que seguem firmes no combate ao garimpo ilegal, prática que destrói o meio ambiente e desrespeita os direitos das comunidades indígenas.
Perguntas frequentes:
uma arma de fogo, três carros, uma motocicleta, 800L de combustível, celulares, antenas de internet, rádios comunicadores, ouro, 600 kg de alimentos e 680 munições.
Sim, as autoridades prenderam três homens, e os encaminhou para a Polícia Federal para realização das medidas legais.
O garimpo ilegal provoca desmatamento, contaminação de rios e degradação dos ecossistemas, afetando a biodiversidade e a saúde das comunidades indígenas.