Na manhã dessa sexta-feira (28/03) um acidente aéreo fatal aconteceu no interior de São Paulo. Um avião agrícola (modelo Ipanema EMB-202A, prefixo PT-UUL), caiu entre as cidades de Guaíra e Miguelópolis. A aeronave fazia uma pulverização em uma lavoura de cana-de-açúcar quando o incidente aconteceu.
Estado do avião após o acidente
Detalhes do acidente
O piloto, identificado como Josias Pereira Lemes de 52 anos morreu no local. Segundo testemunhas a aeonave colidiu com fios de alta tensão antes de cair. As causas exatas da queda ainda estão sob investigação. Equipes do Corpo de Bombeiros de Guaíra e da Polícia Militar foram acionadas, mas encontraram o piloto já sem vida. A área do acidente fica próxima aos quilômetros 39 e 40 da Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425).
Caso em investigação
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) iniciaram investigações para determinar as causas do acidente. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) também foi acionado para realizar a ação inicial da ocorrência.
Medidas tomadas
A empresa responsável pela aeronave, o Grupo Precisão emitiu uma nota de pesar, lamentando a morte de Josias. “O Grupo Precisão segue dando todo o e à família de Josias, cuja dor neste momento é claramente impossível de mensurar”. As autoridades responsáveis pela empresa garantiram que a aeronave se encontrava em situação regular.
Perguntas frequentes sobre o caso:
As testemunhas contaram que a aeronave colidiu com fios de alta tensão e depois caiu.
O avião realizava a pulverização de um canavial na região.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa).