Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Mais, nesta quinta-feira (03), revelou que Kalil Baracat (MDB), atual prefeito de Várzea Grande, lidera com 65,4% dos votos válidos na corrida pela reeleição. Dessa forma, o levantamento indica que, se as eleições ocorressem hoje, Baracat garantiria sua vitória com uma ampla vantagem em relação aos demais candidatos.
Kalil lidera intenções de voto na pesquisa estimulada
Na pesquisa estimulada, em que os eleitores recebem uma lista de candidatos, Kalil Baracat aparece com 52,8% das intenções de voto, o que representa 65,4% dos votos válidos. Logo em seguida, mas com uma diferença considerável, Flávia Moretti (PL) tem 24,9% das intenções, o equivalente a 30,8% dos votos válidos. Em terceiro lugar, surge Leiliane Borges (PT) com 2,8% (3,4% dos votos válidos), enquanto Milton Dantas (Psol) registra apenas 0,3% (0,4% dos votos válidos).
Por outro lado, o percentual de eleitores indecisos ainda é significativo, atingindo 16,6%, enquanto os votos brancos e nulos somam 2,6%.
Pesquisa espontânea confirma liderança de Kalil
Na pesquisa espontânea, em que os eleitores não recebem a lista de candidatos, Kalil Baracat mantém a liderança, obtendo 48,8% das intenções de voto. Nesse cenário, Flávia Moretti aparece novamente em segundo lugar com 23,5%. Já Leiliane Borges e Milton Dantas permanecem com 2,3% e 0,3%, respectivamente. Ainda assim, o número de eleitores indecisos é mais alto nesse modelo de pesquisa, atingindo 23,2%, enquanto os votos brancos e nulos somam 1,9%.
Rejeição dos candidatos
A pesquisa também avaliou os índices de rejeição dos candidatos. Flávia Moretti lidera nesse quesito, com 20% de rejeição, enquanto Kalil Baracat aparece com 13,8%. Logo em seguida, Milton Dantas registra 9,9% de rejeição, e Leiliane Borges tem a menor rejeição, com 3,9%. Ainda assim, 46,6% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder a essa questão.
Detalhes da pesquisa
O Instituto Mais conduziu a pesquisa entre os dias 28 e 29 de setembro, entrevistando 800 eleitores de Várzea Grande com 16 anos ou mais. A margem de erro é de 3,46 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MT-05415/2024.