O astronauta Neil Armstrong pisando na Lua em 1969, as primeiras imagens do planeta Terra, a exploração de Marte, entre outros acontecimentos marcam a trajetória da Agência Aeronáutica e Espacial dos Estados Unidos.
Hoje, a NASA é mais que uma Agência Espacial. Ela se tornou uma marca reconhecida no mundo inteiro. Além de ser uma instituição pública que realiza pesquisas fundamentais para a humanidade e o conhecimento sobre o espaço, é também inserida no lifestyle das pessoas, através de roupas e outros objetos de consumo que utilizam seu logotipo ou identidade visual.
Licenciamento sem royalties
Por ser uma instituição governamental, a NASA não pode cobrar royalties pelo uso de sua marca em produtos. Isso facilita para que muitas empresas utilizem a sua logotipo para vender roupas, objetos, entre outros. Marcas como Forever 21, Target, Vans, Walmart, Nike, Navy são algumas que já utilizaram a identidade visual da Agência Espacial.
Tecnologia para atletas
A Speedo em parceria com profissionais da NASA desenvolveu um maiô feito com tecido ultrafino que repelia a água e comprimia os músculos. O maiô LZR Racer como foi batizado, gerou polêmica. Ele vestiu 18 dos 19 nadadores que quebraram recordes mundiais em 2008. Após a enorme demanda por mais maiôs desse tipo e pelos resultados dos atletas que utilizaram a peça, o LZR Racer foi proibido nas provas.
Comunicação via SMS
A Estação Espacial Internacional (EEI) é o objeto mais luminoso no céu, depois da Lua e do Sol. Desse modo, é possível ver a olho nu. A NASA oferece um serviço que envia um SMS quando a EEI está ando pela sua cidade. Se você fizer a inscrição para receber a notificação, a NASA avisa que a Estação, ao ar por sua cidade, irá se parecer com um avião ando a uma velocidade alta nos céus. o Centro de Controle Espacial Johnson, em Houston, estima mais de 4 mil localidades nas quais ela pode ser vista por semana.
Parceria com a Disney
A parceria entre a Disney e a NASA gerou a atração Mission: Space que oferece aos visitantes a experiência de viver uma voo espacial através de um simulador. Inaugurada em 2004, custou 70 milhões de dólares e costuma receber 1 milhão de turistas por ano.
Literatura anti-alienígena
Em 2007, um grupo de engenheiros da NASA publicou um livro que reunia informações sobre como se defender de um ataque alienígena.
Índice de popularidade
Sendo uma entidade pública, a NASA tem um índice de popularidade que mede sua aceitação da população. Só o perfil no Instagram da instituição soma quase 80 milhões de seguidores.
Composição de música
A partir da sonificação de dados colhidos em explorações espaciais, a NASA conseguiu criar um trecho de música que representasse o espaço.
Parceria com startups
A NASA desenvolveu uma parceria com a startup Canoo cujo objetivo é fabricar carros elétricos para transportar os astronautas do Programa Artemis até a plataforma de lançamento.
Via Yahoo Finanças