O mundo católico conheceu nesta quinta-feira (8) o novo papa. O norte-americano Robert Prevost, de 69 anos, foi escolhido como o 267º pontífice da Igreja Católica e adotou o nome de Leão XIV, em sucessão a Francisco. Diferente de seu antecessor argentino — torcedor confesso do San Lorenzo e apaixonado por futebol — o novo papa revelou que seu verdadeiro amor esportivo está em outra quadra: a de tênis.
Em entrevista concedida anteriormente ao jornal argentino La Nación e ao site Pillar Catholic, o então cardeal foi direto sobre seu gosto por esportes:
— Me considero um grande aficionado por tênis. Mas desde que deixei o Peru tive poucas ocasiões de jogar, então espero voltar às quadras em algum momento.
Paixão pelas quadras e raízes missionárias
Robert Francis Prevost nasceu em Chicago, nos Estados Unidos, mas desenvolveu laços profundos com a América Latina. Em 2015, obteve cidadania peruana e atuou como missionário no país andino por quase uma década, entre 2014 e 2023. A experiência no Peru não apenas marcou sua trajetória pastoral, como também fortaleceu sua ligação com o esporte, especialmente o tênis — que praticava com frequência antes das demandas do Vaticano.
O anúncio de sua escolha como novo líder da Igreja Católica foi recebido com surpresa pelo perfil atípico: um papa norte-americano, com forte ligação com a América do Sul e gosto declarado por esportes de raquete em vez do tradicional futebol que domina o cenário europeu e sul-americano.
📲 Fique por dentro de curiosidades esportivas, notícias inusitadas e tudo que movimenta o mundo dos esportes! e agora 👉 Perrengue Mato Grosso 🏆🎾
📸 Siga o Perrengue no Instagram e fique por dentro de tudo da maior página do Mato Grosso! 👉 @perrenguematogrosso
Perguntas frequentes
Não. Leão XIV não é fã de futebol, ao contrário de seu antecessor.
Tênis. Ele já afirmou ser um grande aficionado pelas quadras.
No Peru, onde também adquiriu cidadania e ou quase dez anos.