No dia 7 de maio um morador do Meio-Oeste de Santa Catarina, teve um encontro inesperado. Ele caminhava pela rua quando se deparou com uma onça-parda vindo na outra direção.
Imagens registradas mostram o encontro do homem e a onça; veja vídeo:
O que aconteceu?
Câmeras de segurança flagraram o momento em que o homem caminhava tranquilamente por uma rua de terra no bairro Gioppo e se deparou com o felino. O registro, rapidamente viralizou nas redes sociais e levantou preocupações sobre a presença de grandes animais silvestres em áreas urbanas.
Detalhes do caso
As imagens mostram o animal caminhando livremente, quando um cachorro começa a latir, chamando atenção do morador. Ao perceber a presença da onça-parda, ele rapidamente recua. Conhecida também como leão-baio ou puma, a onça-parda é o maior felino de Santa Catarina, podendo atingir 70 quilos e até 1,5 metro de comprimento. Apesar do susto, não houve ataques ou outros ‘encontros’ confirmados após o episódio.
Resposta das autoridades
De acordo com as informações a Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina (PMA) suspeita que o animal tenha retornado para uma área de mata próxima. Segundo o sargento Osmar Sônego, comandante da PM Ambiental em Caçador, a população recebeu orientações para evitar qualquer contato ou tentativa de confronto com o felino. Ele alertou que, ao se sentir acuado, o animal pode agir com agressividade, o que representa riscos tanto para humanos quanto para o próprio animal. A cidade de Caçador tem cerca de 73 mil habitantes e fica próxima a áreas de vegetação que podem abrigar esses felinos.
Perguntas frequentes sobre o caso:
Um homem não identificado encontrou uma onça-parda caminhando pelas ruas.
Evitar contato, não tentar capturar o animal e acionar as autoridades.
Não, ao ver o felino o homem recuou.