Uma tragédia inesperada abalou a cidade de Bom Jardim, no Agreste de Pernambuco, com a morte de Brenda Sophia Melo de Santana, de 11 anos, após ela inalar desodorante aerossol. Segundo os familiares, a menina participava de um desafio viral na internet em que as pessoas eram incentivadas a inalar substâncias químicas, presentes em produtos domésticos.
O que aconteceu?
No último domingo, dia 9 de março de 2025, Brenda foi encontrada desacordada em seu quarto pelo seu pai, ela segurava uma lata de desodorante. Imediatamente levaram Brenda para o Hospital Municipal Doutor Miguel Arraes, mas ela acabou sofrendo uma parada cardiorrespiratória durante o trajeto e não resistiu, apesar das tentativas de reanimação que duraram cerca de 40 minutos.
Os perigos da internet
Desafios como o “Desafio do desodorante” tem circulado com cada vez mais frequência nas redes sociais, especialmente entre as crianças e adolescentes. O desafio envolve Essas práticas envolvem a inalação de aerossóis com o objetivo de experimentar sensações de euforia ou alucinações, mas podem ter consequências fatais como paradas cardíacas e asfixia, assim como o caso de Brenda.
“O aerossol tem partículas muito pequenas que, inaladas, rapidamente alcançam a via aérea. […] Em grande quantidade, que provavelmente foi o que aconteceu, causa morte por asfixia. O oxigênio sanguíneo rapidamente cai, a acidez eleva-se, os sistemas entram em colapso, inclusive o cardíaco. Essa é a parada cardiorrespiratória”, afirmou um médico.
Alerta aos pais e responsáveis
Cabe então aos pais e responsáveis monitorarem o contúdo ado por suas crianças e adolescentes, além de conversar sobre os riscos associados a esses desafios. Assim se prevenindo de incidentes como o que aconteceu com Brenda.
Este incidente serve como um alerta a sociedade sobre os perigos ocultos presentes nas redes sociais e a necessidade de ter um monitoramento constante por parte dos pais e responsáveis para proteger os jovens de práticas como essa.
Perguntas frequentes sobre o caso: