A judoca Mayra Aguiar, uma das maiores atletas do esporte brasileiro, anunciou seu lançamento após uma carreira marcada por conquistas inéditas. Aos 32 anos, o atleta da Sogipa deixa o judô com um legado impressionante, incluindo três medalhas olímpicas de bronze, conquistadas em Londres (2012), Rio de Janeiro (2016) e Tóquio (2021).
Mayra Aguiar anuncia aposentadoria: relembre os momentos mais brilhantes da judoca brasileira
— perrenguematogrosso (@perrenguemt) December 26, 2024
📹Jogos Olímpicos pic.twitter.com/phRp3CxUkH
Mayra se tornou a primeira brasileira a conquistar três medalhas olímpicas individuais, um feito que, mais tarde, foi superado pela ginasta Rebeca Andrade. Além disso, é tricampeão mundial de judô, com títulos em 2014, 2017 e 2019, e soma outras quatro medalhas em Mundias, totalizando sete pódios na competição.
Uma Carreira Dedicada ao Judô
Iniciando no judô aos 12 anos, Mayra integrou a seleção brasileira principal aos 15 e, aos 17, disputou sua primeira Olimpíada, em Pequim 2008. Desde então, participou de cinco edições dos Jogos Olímpicos.
“Por isso, acredito que foram quase 20 anos no alto rendimento, enfrentando uma rotina intensa de treinos, lesões e viagens. Agora, quero descansar e pensar no futuro”, declarou o atleta, que também sofreu com lesões no último ciclo olímpico. Na edição de Paris 2024, foi eliminada na primeira rodada pela italiana Alice Bellandi, atual número 1 do mundo.
Conquistas que Marcaram a História
Além das medalhas olímpicas e mundiais, Mayra coleciona 20 pódios em Grand Slams, seis deles com medalhas de ouro, e quatro medalhas nos Jogos Pan-Americanos, incluindo um ouro em Lima 2019. Ademais, no World Masters, acumulou quatro pódios
Com uma trajetória de dedicação e conquistas, Mayra Aguiar encerra sua carreira como referência no judô mundial e um exemplo para as gerações futuras.
Ser tricampeã mundial (2014, 2017, 2019) e conquistar três medalhas olímpicas de bronze (2012, 2016, 2021).
Foram quase 20 anos, desde que começou na seleção principal aos 14 anos.
Foi a primeira brasileira a conquistar três medalhas olímpicas individuais.