Na última quarta-feira (02/04), um influencer digital, identificado como Natanael Cat foi expulso do Shopping Recife, localizado em Boa Viagem – Pernambuco. Ele andava pelo shopping com sua jibóia de estimação enrolada em seu pescoço. O caso gerou debates entre os internautas sobre a política ‘Pet Friendly’.
Veja vídeo:
Detalhes do incidente
Nas imagens compartilhadas nas redes sociais, é possível ver o momento em que Natanael discute com os seguranças do shopping, ele reclama da expulsão e afirma que o animal é legalizado. Ele mostra toda a documentação do animal e afirma que Penélope – a jibóia é um animal dócil. Mesmo assim os seguranças restringiram a presença do animal, alegando que era um risco á segurança e pediram a ele que se retirasse imediatamente.
Caso complicado
As autoridades autuaram o influencer por crime ambiental, a polícia afirmou que ele violou normas ambientais ao ear e exibir um animal silvestre em ambientes públicos, mesmo com documentação. Indignado Natanael registrou um boletim de ocorrência após a situação, alegando ter sido agredido por um dos seguranças. O caso ainda está sendo investigado.
Natanael se pronunciou nas redes sociais, afirmando que ele está ciente de seu erro, “Eu fui errado em levar minha cobra pro shopping… eu não sabia da lei”
Política pet friendly
Ter animais silvestres como animal de estimação não é ilegal no Brasil, desde que o tutor possua autorização do IBAMA e siga regras específicas. No entanto, a presença desses animais em espaços públicos gera discussões, principalmente por questões de segurança, medo coletivo e ausência de regulamentação clara nos ambientes “pet friendly”.
Perguntas frequentes:
Sim, no vídeo ele mostra as autorizações e documentos do animal.
Sim, tem o direito de definir os animais que podem entrar, para garantir a segurança de todos.
A legislação permite, desde que o tutor tenha autorização do IBAMA e mantenha o animal em ambiente controlado.