Idosa finge esquecer caminho de casa e ganha carona da PM; veja vídeo

Idosa finge esquecer caminho de casa e ganha carona da PM; veja vídeo

Uma bisavó arteira protagonizou um momento inusitado e viralizou nas redes sociais. A mulher identificada como Dona Conceição saiu sozinha para um eio, mas, ao perceber que teria que voltar a pé, resolveu improvisar. Disse aos policiais que não lembrava como retornar para casa, alegando ter perdido a memória.

Imagens mostram momento em que ela volta para casa na viatura; veja vídeo:

‘Uber black’

Apesar da suposta “amnésia”, Dona Conceição surpreendeu ao fornecer prontamente o número de telefone de sua filha aos policiais. A precisão na informação entregou a verdadeira intenção: evitar o esforço de uma longa caminhada. O gesto arrancou sorrisos dos agentes, que entenderam a situação como uma travessura bem-humorada da idosa. Eles decidiram ajudar e garantiram um retorno seguro — e luxuoso — para a bisa, que voltou para casa em grande estilo, com direito a carona da polícia.

Reação da família

Assim que chegaram, os policiais alertaram a família sobre o ocorrido. Surpresa com a escapada, a família explicou que Dona Conceição havia saído escondida. A partir daquele dia, os cuidados com ela se intensificaram. Mesmo com mais vigilância, o episódio virou uma lembrança inesquecível e divertida de suas aventuras. Eles relataram que na época em que o caso aconteceu a idosa não apresentava sinais de alzheimer.

Alzheimer

A Doença de Alzheimer (DA) é um transtorno neurodegenerativo que causa a morte gradual das células cerebrais, levando a uma progressiva perda de memória, raciocínio e outras funções cerebrais. Os sintomas incluem dificuldades em lembrar palavras, fatos recentes, desorientação, alterações de comportamento e personalidade, e, em estágios avançados, perda da capacidade de realizar tarefas básicas. 
O quadro clínico costuma ser dividido em quatro estágios:

  • Estágio 1 (forma inicial): alterações na memória, na personalidade e nas habilidades visuais e espaciais;
  • Estágio 2 (forma moderada): dificuldade para falar, realizar tarefas simples e coordenar movimentos. Agitação e insônia;
  • Estágio 3 (forma grave): resistência à execução de tarefas diárias. Incontinência urinária e fecal. Dificuldade para comer. Deficiência motora progressiva;
  • Estágio 4 (terminal): restrição ao leito. Mutismo. Dor à deglutição. Infecções intercorrentes.

Perguntas frequentes:

O que a idosa fez?

Ela fingiu que esqueceu o caminho de casa para conseguir uma carona de volta.

Como os policiais reagiram à história?

Eles se sensibilizaram, reagiram com muito bom humor, e ajudaram a idosa e a levaram para casa com segurança.

O que é o alzheimer?

Um transtorno neurodegenerativo que causa a morte gradual das células cerebrais, levando a uma progressiva perda de memória, raciocínio e outras funções cerebrais.

Veja também
Recentes