No dia 15 de abril de 2025 um homem foi expulso de um avião após entrar na aeronave com uma arma carregada. O avião prestes a decolar no Aeroporto Internacional O’Hare, em Chicago, localizada no estado de Illinois nos Estados Unidos.
Imagens registradas pelas câmeras corporais de um policial mostram o momento; veja vídeo:
Detalhes do caso
Segundo as informações, o homem de 53 anos identificado como Besnik Ismajlaj, estava com uma pistola Glock 9mm carregada dentro da bagagem de mão e conseguiu embarcar após um erro de segurança durante uma troca de turno da TSA (istração de Segurança dos Transportes).
De acordo com o relatório policial obtido pela CBS News, um agente da TSA chegou a visualizar a arma no raio-x, mas Ismajlaj retirou rapidamente a mochila da esteira e seguiu para o portão de embarque antes que pudessem detê-lo.
Retirada do ageiro
O vídeo mostra Ismajlaj sentado na cabine de primeira classe quando os policiais entram na aeronave. Os agentes questionaram Ismajlaj, e ele confirmou: “Sim, está na minha mochila”. Após escoltarem o ageiro para fora da aeronave, os policiais o algemaram enquanto ele afirmava calmamente que havia “esquecido” da arma. Em seguida, levaram-no a uma sala de contenção.
Além da falha operacional da TSA, uma testemunha que aguardava na fila do raio-x também ajudou os policiais, fornecendo uma descrição precisa do ageiro armado. A colaboração permitiu a identificação e prisão ainda na pista de decolagem.
Prisão efetuada
O relatório de incidente do Departamento de Polícia de Chicago (D) informa que os policiais solicitaram ao Ministério Público do Condado de Cook o agravamento das acusações contra Besnik Ismajlaj. No entanto as autoridades, negaram o pedido. Ele responderá por uma contravenção por porte velado de arma de fogo em área aeroportuária e deve comparecer ao tribunal no dia 9 de junho.
Perguntas frequentes:
Durante a troca de turno, o ageiro retirou a mochila antes que a TSA pudesse agir.
Não. Ismajlaj responderá em liberdade e deve comparecer ao tribunal em 9 de junho.
Besnik Ismajlaj, disse que tinha esquecido a arma dentro da mochila.