Na manhã desse sábado (26/04), uma ação rápida da Polícia Militar evitou mais um golpe contra clientes bancários em Londrina, no Paraná. Um homem acabou preso em flagrante enquanto tentava instalar um dispositivo conhecido como “chupa-cabra” em um caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal, no centro da cidade.
Polícial explica como funciona o golpe; veja vídeo:
Detalhes do caso
O flagrante ocorreu graças à atenção de pedestres que avam pela Rua Pio XII. Ao notarem uma movimentação suspeita na agência, eles abordaram uma equipe da 2ª Companhia do 5º Batalhão da Polícia Militar, que fazia patrulhamento de rotina na região. De imediato, os policiais se dirigiram ao local e encontraram o indivíduo tentando instalar o equipamento de fraude no terminal de autoatendimento.
‘Chupa Cabra’
O “chupa-cabra” é um dispositivo clandestino colocado no caixa eletrônico para capturar informações do cartão dos clientes, como dados bancários e senhas. Em muitos casos, golpistas também utilizam câmeras escondidas para registrar a digitação da senha. Com esses dados, os criminosos conseguem clonar cartões e realizar saques ou compras indevidas.
Suspeito é preso
A Polícia Militar deteu o suspeito em flagrante e o encaminhou para a Delegacia de Polícia Civil de Londrina. O equipamento utilizado na tentativa de golpe está apreendido e será analisado pelas autoridades competentes. As autoridades orienta a população a desconfiar de qualquer coisa suspeita nos caixas eletrônicos e, em caso de suspeita, acionar imediatamente as forças de segurança.
Perguntas frequentes sobre o caso:
O “chupa-cabra” é um dispositivo usado para roubar informações de cartões bancários.
Os pedestres e transeuntes que avam pela Rua Pio XII no momento em que acontecia o crime.
Em uma unidade da Caixa Econômica Federal, em Londrina, no Paraná.