Após quatro meses longe do mar, Gabriel Medina está de volta às ondas. O tricampeão mundial e medalhista de bronze olímpico surfou pela primeira vez no oceano após a cirurgia no tendão do músculo peitoral maior do ombro esquerdo. O retorno aconteceu nesta semana e foi celebrado pelo próprio atleta com uma publicação nas redes sociais.
ATENÇÃO: nosso querido gabriel medina já voltou a surfar na praia de maresias pic.twitter.com/qY3qfEZFx5
— mari e medina conta de casal (@coloraturx) May 22, 2025
“— Primeiro surfe no mar hoje. Voltando aos poucos. Feliz demais —”, escreveu Medina, que havia retomado os treinos há algumas semanas em uma piscina de ondas localizada em São Paulo, da qual é sócio.
Pausa forçada reacende paixão adormecida
Antes mesmo de retomar o contato com o mar, Medina já havia itido que a pausa por conta da lesão teve um papel importante para reacender sua paixão pelo esporte. Segundo ele, o ritmo acelerado das competições o fez perder, em parte, o encantamento pela essência do surfe.
“— Nada é por acaso, essa pausa foi boa. Estou com vontade de surfar. Talvez, até, antes da lesão, eu estava surfando meio que no automático, de ‘tenho que ir’ e tal. Mas fazia tempo que eu não pensava, ‘caramba, hoje eu vou surfar’, de entrar na água e ter aquela sensação de criança, mesmo, de estar pegando onda com meus amigos. Isso é muito gratificante, eu já tinha até esquecido essa paixão pelo surfe de verdade —”, declarou o atleta, após surfar na piscina de ondas.
Retorno às competições já tem data marcada
Medina pretende retornar às competições oficiais em agosto, durante a etapa de Teahupoo, no Taiti, válida pelo Circuito Mundial. Apesar de estar fora das cinco primeiras etapas da temporada devido à lesão, o surfista recebeu um convite especial da organização para disputar a prova. Já mirando o futuro, o paulista se mostra motivado e projeta um retorno completo ao tour em 2026.
“— Vai ser um ano muito bom e eu tenho bastante tempo para me preparar, então isso me deixa motivado —”, garantiu Medina.
A lesão que afastou o atleta aconteceu em janeiro, durante um treinamento na Praia de Maresias, em São Sebastião (SP), ao executar uma manobra aérea. Ele foi operado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e iniciou o processo de reabilitação ainda no início do ano.
🏄♂️ Curte esporte? Quer acompanhar tudo que rola nas ondas e além? Então e agora 👉 Esportes no Perrengue Mato Grosso 🌊🔥
📸 Siga o Perrengue no Instagram e fique por dentro de tudo da maior página do Mato Grosso! 👉 @perrenguematogrosso 💥📱
Perguntas frequentes
Em agosto, na etapa de Teahupoo, no Taiti, pelo Circuito Mundial.
Ele lesionou o tendão do músculo peitoral maior do ombro esquerdo durante um treino.
Porque ela reacendeu sua paixão pelo surfe, que estava adormecida pelo ritmo automático das competições.