[Fotos] Alimentos que você nunca deve colocar na geladeira
Bactérias perigosas estão à espreita por toda a sua cozinha e a maneira como você armazena sua comida pode estar colocando seus entes queridos em risco. Embora alguns itens sempre precisem de refrigeração, outros devem ficar fora da geladeira, caso contrário, correrão o risco de estragar e de não ficarem próprios para o consumo.
Abacates
Os abacates podem ser frutas difíceis de controlar. Mantê-los na geladeira interrompe o processo de amadurecimento, portanto, nunca os mantenha refrigerados. Basta guardar seus abacates no balcão em temperatura ambiente. Se já estiverem maduros, use-os imediatamente.
Para amadurecer os abacates, sugerimos colocá-los em um saco de papel kraft junto com uma maçã ou uma banana por alguns dias (cerca de dois ou três) até o amadurecimento. A maçã (ou banana) libera gás etileno, que faz com que o abacate amadureça mais rapidamente.
Donuts
Não há nada mais delicioso do que um donut recém-assado. Mas o que você faz quando tem muitos? Em primeiro lugar, isso parece um problema bom. Em segundo lugar, não se preocupe, e faça o que fizer, não coloque na geladeira.
Foto: Reprodução
A geladeira deixará seus donuts velhos e encharcados, então é melhor apenas mantê-los em temperatura ambiente e certificar-se de que estejam tapados. Eles não vão durar muito, no entanto. Donuts recém-assados só devem ser mantidos por cerca de dois dias no máximo.
Queijo Envelhecido
Se você é um aficionado por queijo, provavelmente já sabe disso, mas queijos duros nunca devem ir para a geladeira. Pode parecer estranho, já que o queijo é um alimento lácteo, mas é verdade! Se o queijo duro for deixado na geladeira, ele muda de duro para duro como pedra.
Foto: Reprodução
O queijo duro a por um processo de cura que leva cerca de seis meses para ser concluído. Depois de curado, não há necessidade de mantê-lo resfriado. Basta armazená-lo em um local fresco e escuro como sua despensa ou armário. Outros queijos precisam ser refrigerados, portanto, certifique-se de verificar se são envelhecidos ou não.
Batatas
Você quer batatas adocicadas e arenosas? É, achamos que não. Colocar suas batatas na geladeira rapidamente transforma os amidos dos vegetais em açúcar pegajoso. Que nojo! Basta mantê-los na despensa longe de temperaturas extremas.
Foto: Reprodução
Assim que a batata estiver cozida, certifique-se de guardá-la na geladeira. Batatas assadas embrulhadas em papel alumínio nunca devem ser deixadas à temperatura ambiente, pois podem formar cepas mortais de botulismo.
Atum em Lata
Algumas pessoas acham que o atum em lata fechado deve ir para a geladeira, mas esse não é o caso. Sim, é um peixe, mas vem em uma lata de uma seção não refrigerada do supermercado por um motivo.
Foto: Reprodução
Mantenha suas latas de atum em temperatura ambiente guardadas na despensa ou no armário. Depois de abrir a lata, você pode guardá-la na geladeira. Basta colocar o atum em um recipiente lacrado (não guarde na lata!) e ele vai durar cerca de três a quatro dias.
Creme de Chocolate com Avelã
Talvez você fique surpreso ao saber que cremes de chocolate com avelã, como a Nutella, não precisam ir à geladeira. Até diz isso no rótulo. O frio das temperaturas de refrigeração deixa a pasta realmente sólida e impossível de ser espalhada.
Foto: Reprodução
O conteúdo de açúcar da pasta serve como conservante e evita a propagação de bactérias. Cremes como Nutella endurecem quando refrigerados devido ao alto teor de gordura das avelãs. Portanto, se quiser uma pasta lisa e cremosa, não a coloque na geladeira!
Alho
Bulbos cheios de alho devem ser armazenados em local fresco e seco, como a despensa. Mantenha-os em um recipiente com ventilação. Se você os mantiver em um recipiente hermético, eles mofarão rapidamente. Se você armazenar o alho adequadamente, ele permanecerá bom por meses.
Foto: Reprodução
Uma vez removida a cabeça do dente de alho, deve-se usar todos os dentes em menos de 10 dias. O alho é um superalimento, portanto, certifique-se de manter o alho bom para consumo pelo maior tempo possível e evite o desperdício.
Cebolas
Bulbos de cebola inteiros, não cortados, nunca devem ser mantidos na geladeira. Se você fizer isso, eles ficarão mofados e pastosos com a umidade da geladeira. Quando as cebolas são resfriadas, os amidos dentro do bulbo são convertidos em açúcares.
Foto: Reprodução
Se forem deixadas na geladeira por muito tempo, a cebola se liquefaz completamente. E ninguém quer isso. As cebolas devem ser mantidas em local fresco e seco, em recipiente ventilado ou, mais fácil, basta mantê-las na sacola em que já vêm.
Ovos
Este é, sem dúvida, um alimento controverso para manter fora da geladeira. Mas, na verdade, não há problema em manter os ovos em temperatura ambiente. Porém, como regra geral, se você comprar ovos na seção refrigerada, continue refrigerando-os.
Foto: Reprodução
Se você comprar ovos em temperatura ambiente, não há problema em continuar fazendo isso ou colocá-los na geladeira, se desejar. De acordo com Tim Hayward, apresentador do Programa de Alimentos na BBC Radio 4, “Um ovo fresco e caipira dura muito bem em temperatura ambiente por pelo menos uma semana”.
Café
Nunca, jamais, guarde seu café ou grãos de café na geladeira ou no freezer. Isso é o que dizem todos os especialistas, incluindo a Starbucks. A geladeira e o freezer são úmidos demais e farão com que seu café fique insípido e menos aromático.
Foto: Reprodução
As únicas razões pelas quais você deve sequer pensar em colocar café no freezer é se você comprou a granel e não vai usá-lo imediatamente ou se você não é um bebedor diário de café e apenas o guarda para as visitas.
Mel
Se você colocar mel na geladeira, ele começará a se cristalizar e se transformar em uma massa açucarada. Não recomendado. Os especialistas afirmam que o melhor armazenamento para o mel é na despensa, longe de temperaturas extremas. O mel também pode ser perigoso devido ao botulismo e NUNCA deve ser dado a crianças com menos de 12 meses.
Foto: Reprodução
Você pode ficar surpreso ao saber que, tecnicamente, o mel nunca estraga. A cor e a consistência mudarão com o tempo, mas as propriedades do mel e seu alto teor de açúcar o protegem da propagação de bactérias, desde que seja armazenado corretamente.
Manteiga
Este vai ser um pouco controverso. Mas a manteiga pode realmente ser deixada fora da geladeira. E depois de fazer o teste, você vai entender. A manteiga à temperatura ambiente se espalha no pão como o paraíso na terra. Quem não quer isso?
Foto: Reprodução
Você deve sempre manter a manteiga tapada e em um local fresco, fora da luz solar direta. A manteiga é pasteurizada e salgada, o que ajuda a evitar que estrague. Você também deve considerar o clima em que vive. Se você mora em um clima particularmente quente, pode não ser possível guardá-lo fora da geladeira.
Melão
Os melões são mais doces e suculentos em temperatura ambiente. Isso vale para todos os melões, melancia, melão ou melada. O USDA fez uma pesquisa sobre o assunto e descobriu que isso era verdade e que estar em temperatura ambiente ajuda a manter os antioxidantes intactos.
Foto: Reprodução
Além de ter mais antioxidantes, o melão retém mais nutrientes à temperatura ambiente e é mais saboroso. Depois de cortar o melão, embrulhe-o em filme plástico e guarde os pedaços restantes na geladeira. O melão cortado dura pelo menos três dias.
Manjericão
Manter manjericão na geladeira é algo que você com certeza não quer fazer. Quando na geladeira, você verá que o manjericão rapidamente se transforma em uma bagunça marrom murcha. Que nojo. Algumas ervas ficam bem na geladeira, como salsa e coentro, mas é melhor manter o manjericão em temperatura ambiente.
Foto: Reprodução
A melhor coisa a fazer para manter o manjericão fresco, aromático e cheio de sabor é apenas aparar os caules e colocá-los em um copo d’água, como você faria com flores. Desta forma, o seu copo de manjericão também pode ser usado como uma peça decorativa na sua cozinha e adicionar um pouco de cor ao ambiente. É uma situação em que todos ganham.
Berinjela
Se você planeja usar sua berinjela dentro de dois dias após a compra, é melhor mantê-la fora da geladeira. Basta colocá-lo em um local fresco e seco, longe da luz solar direta. As berinjelas devem ser mantidas em temperatura ambiente.
Foto: Reprodução
Se você não planeja usar suas berinjelas imediatamente, elas podem ser mantidas na gaveta da geladeira para aumentar sua longevidade. As berinjelas são bastante sensíveis aos gases etileno produzidos por bananas, tomates e melões, então é melhor mantê-los longe dessas frutas.
Manteiga de Amendoim
Quem gosta de manteiga de amendoim dura que não se espalha? Quase ninguém … Não há necessidade de manter manteiga de amendoim na geladeira, então não faça isso. Além de não se espalhar, a manteiga de amendoim fica seca e dura se mantida na geladeira.
Foto: Reprodução
A manteiga de amendoim natural, no entanto, é outra história. É melhor manter a manteiga de amendoim natural na geladeira e a maioria dos rótulos desses produtos recomendam fazê-lo. Os ingredientes da manteiga de amendoim natural podem se separar e o óleo de amendoim pode rapidamente ficar rançoso se não for refrigerado.
Azeite
Manter o azeite na geladeira é uma má ideia. As geladeiras são locais úmidos e a condensação pode afetar gravemente o sabor do azeite. Também fará com que o azeite fique turvo e solidifique com o tempo.
Foto: Reprodução
Em vez de colocá-lo na geladeira, coloque o azeite de oliva em um armário escuro e fresco. Dura pelo menos um ano. Garrafas de azeite de oliva fechadas podem permanecer boas por até dois anos. Se você atualmente tem azeite de oliva na geladeira e ele está mudando de consistência, não se preocupe. Basta tirá-lo. Uma vez em temperatura ambiente, a consistência voltará ao normal.
Picles
Se você compra picles na seção refrigerada do supermercado, é melhor continuar guardando na geladeira em casa. Mas, na verdade, a maioria dos picles não precisa ser refrigerada devido ao seu conteúdo.
Foto: Reprodução
O alto teor de sal e vinagre nos potes de picles é forte o suficiente para afastar bactérias e microorganismos prejudiciais. Conservar algo é na verdade um método de preservação de alimentos, então seus picles devem permanecer bons por um bom tempo.
Vinagre
Alguns alimentos conseguem se conservar sozinhos, como o vinagre. Ele tem uma vida útil indefinida. É recomendável manter o vinagre em um local fresco e escuro, longe da luz solar direta. Uma despensa ou armário de cozinha são perfeitos. Isso só vale para vinagre puro.
Foto: Reprodução
Outros condimentos, como vinagretes contendo ervas, alho, cebola ou outros complementos, podem exigir refrigeração. Se você ainda está se perguntando se o vinagre realmente tem uma vida útil tão longa, saiba que o Instituto do Vinagre fez um estudo que confirma isso.
Frutas Vermelhas
Frutas vermelhas podem ser difíceis de armazenar e se você fizer isso da maneira errada elas irão mofar e ficarão encharcadas rapidamente. Na verdade, é melhor não refrigerar as frutas, apenas se você não estiver planejando usá-las imediatamente. Elas permanecem suculentas e firmes em temperatura ambiente.
Foto: Reprodução
Só enxágue as frutas antes de usá-las, caso contrário, elas podem mofar. Quando você as enxaguar, faça-o em uma peneira. Não mergulhe essas frutas preciosas na água. Você pode armazená-las na geladeira para uso a longo prazo, mas certifique-se de que não estejam em um recipiente hermético. Isso se aplica a todos os tipos de frutas vermelhas, incluindo morangos, framboesas, mirtilos, amoras silvestres, etc.
Ketchup
Devido à acidez natural do ketchup, é inóspito que os microorganismos se proliferem e tornem o seu ketchup ruim. Então, você não precisa guardá-lo na geladeira. Muitas pessoas fazem isso, e muitas relatam que o sabor fica melhor em temperatura ambiente.
Foto: Reprodução
Se você mora em um clima particularmente quente, considere manter sua garrafa de ketchup na geladeira após a abertura. Ou se você raramente o usa, o refrigerador aumentará sua longevidade.
Mostarda
A mostarda é outro daqueles condimentos que as pessoas geralmente colocam na geladeira sem pensar duas vezes. Mas, na verdade, não é necessário. Assim como o ketchup, a mostarda tem um teor de acidez muito alto, então a mostarda é bastante auto preservante.
Foto: Reprodução
Você já viu um restaurante refrigerar sua mostarda? Não. Então você também não precisa. Realmente se resume ao gosto pessoal. Algumas pessoas gostam da temperatura ambiente da mostarda, enquanto outras preferem a mostarda resfriada. Faça sua decisão com sabedoria.
Fruta de Caroço
Frutas de caroço, como pêssegos, damascos, nectarinas e ameixas amadurecem melhor em temperatura ambiente. Portanto, é melhor evitar colocá-las na geladeira, a menos que você não planeje comê-las imediatamente. Mas de qualquer forma, deixe-as amadurecer em temperatura ambiente primeiro.
A ministra Marina Silva protagonizou um episódio contundente nesta terça-feira (27), ao reagir com firmeza a sucessivos ataques durante uma audiência da Comissão de Infraestrutura do Senado. Após ser interrompida…
Na manhã da última segunda-feira (26), a personal trainer Kely Moraes viveu uma situação alarmante em uma academia de Recife (PE). Após cair de moto, ela entrou no banheiro feminino…
No fim da tarde do último sábado (24/05), um caso inusitado aconteceu em Pilar, município de Alagoas. Encontraram um padre que estava desaparecido preso entre o telhado e a laje…
Uma família inteira resolveu fazer um vídeo de “antes e depois” em sua viagem de férias para a praia, na Flórida (EUA). Os primeiros parentes foram tranquilos, com dancinha, sorrisos,…
A Corpal Incorporadora e Construtora deu um o estratégico na consolidação de sua presença em Mato Grosso ao realizar, em Rondonópolis, uma imersão exclusiva com mais de 100 corretores de…
Uma carreta transportando cerca de 90 garrotes tombou no início da tarde desta terça-feira (27), na rotatória que liga as BRs 364 e 163, na altura do km 200, em…
O Hospital Israelita Albert Einstein iniciou, nesta terça-feira (27), o recrutamento de profissionais para o Hospital Central, em Cuiabá. A primeira fase da seleção contempla 28 vagas para o período…
Vovô de Olho
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você continuar a usar este site, você concorda com ele. Política de privacidade