Na noite desta ultima quarta-feira, a Praça dos Três Poderes foi palco de explosões que interromperam uma entrevista da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) no Palácio do Planalto. As câmeras captaram um estrondo enquanto Erika Hilton falava sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa o fim da escala de trabalho 6×1. As explosões resultaram na morte de um homem em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), levando as autoridades a isolarem a área para investigações.
Explosões ecoam na Praça dos Três Poderes durante entrevista de Erika Hilton. pic.twitter.com/MOWnn9ABOK
— perrenguematogrosso (@perrenguemt) November 14, 2024
Por volta das 19h30, Erika Hilton concedia uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto, abordando a PEC que propõe a redução da jornada de trabalho no Brasil. Durante sua fala, um estrondo significativo foi ouvido, causando surpresa e apreensão entre os presentes. Imagens obtidas pelo GLOBO mostram que a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) dava uma entrevista no Congresso Nacional sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pede o fim da escala de trabalho 6×1 quando ocorreram as explosões no estacionamento da Câmara dos Deputados.
Vítima fatal e isolamento da área
As explosões mataram um homem, cujo corpo foi encontrado na calçada próxima ao STF. As autoridades ainda mantêm a identidade da vítima e detalhes sobre sua morte em sigilo. Em resposta imediata, as forças de segurança isolaram a área, mobilizando o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Polícia Federal e a Polícia Legislativa. Por isso, a precaução, as equipes de segurança também evacuaram o prédio do STF, retirando as pessoas que estavam no térreo.
Repercussão política e continuidade da PEC
Apesar do incidente, Erika Hilton reafirmou seu compromisso com a tramitação da PEC que visa o fim da escala de trabalho 6×1. A deputada já havia conseguido 194 s de parlamentares, ultraando o mínimo necessário de 171 para protocolar a proposta na Câmara dos Deputados. Hilton destacou a importância de continuar buscando apoio para a aprovação da PEC. Afinal, o objetivo é equilibrar a jornada de trabalho para os brasileiros.
As autoridades iniciaram investigações para determinar as causas das explosões e identificar possíveis responsáveis. Até o momento, não há informações sobre o que provocou as explosões. Então, a Polícia Federal e outras forças de segurança estão colaborando para elucidar o ocorrido e garantir a segurança na região.
Histórico de incidentes na Praça dos Três Poderes
Este não é o primeiro incidente grave na Praça dos Três Poderes. Em 8 de janeiro de 2023, manifestantes invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes em Brasília, no maior ataque às instituições da República desde a redemocratização. Assim, manifestantes vandalizaram os prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF, levando a diversas prisões e ao início de investigações subsequentes.