Nas últimas semanas um vídeo inusitado tem viralizado nas redes sociais. Uma criança de 3 anos deitou no chão, de barriga para baixo e colocou a mão nas costas, enquanto sua mãe era abordada pela polícia. O caso aconteceu na última quarta-feira (05/03) em Winter Haven, nos Estados Unidos. A conduta dos políciais gerou grande repercussão.
O que aconteceu?
A ação da polícia era motivada pela busca de de Godfrey Hercules II, marido de Mariah Banks (a mulher no vídeo), de 29 e 27 anos respectivamente. Segundo os agentes o homem procurado teria se envolvido em uma briga no estacionamento de uma loja, e que ele portava uma arma ilegal. Os policiais localizaram Godfrey próximo ao prédio e imediatamente realizaram sua detenção. Em seguida, os agentes instruíram Mariah a se deitar no chão, e ela obedeceu sem hesitar. A equipe policial revistou o veículo do casal e encontrou uma pistola semiautomática Diamondback 9mm no interior do carro.
Momento inusitado
No vídeo que está circulando, é possível ver três policiais no momento da abordagem, dois deles estavam próximos à Mariah e a criança, e o outro um pouco mais afastado. A cena gerou indignação pois a criança imitou os movimentos da mãe, e se deitou no chão ao lado dela. O departamento da Polícia do local garantiu que em nenhum momento os políciais forçaram a criança a se deitar, e alegaram que ela apenas copiou a mãe.
Críticas aos policiais
Os internautas criticaram a abordagem policial, classificando-a como agressiva, e levantaram questionamentos sobre a conduta dos agentes envolvidos. Uma pessoa chegou a comentar que aqueles agentes deveriam estar presos.
Perguntas frequentes
Mariah está detida temporariamente, enquanto Hercules acabou sendo preso por porte ilegal de arma.
A polícia garante que os agentes mantiveram as armas apontadas para o chão e nunca diretamente para a criança.
Segundo os agentes, a criança imitou a mãe e não recebeu ordens para assumir a posição.