A chuva de meteoros Leônidas, chamada em inglês por “Leonid meteor”, deve atingir o pico de observação no espaço nesta noite. Em qualquer ponto do Brasil, a Leônidas pode ser vista a olho nu. A Lua, na fase minguante facilitará a visualização. O melhor horário para tentar ver os meteoros é durante a madrugada entre hoje e sexta-feira.
Os pedaços de detritos espaciais que interagem com nossa atmosfera para criar a chuva de meteoros Leônidas geralmente acontece a cada mês de novembro. De média intensidade, a Leônidas costuma gerar até 15 “estrelas cadentes” por hora.
A região do radiante do fenômeno Leônidas fica na constelação de Leão — por isso o nome da chuva. Quando os cometas vêm ao redor do sol, a poeira que emitem gradualmente se espalha em uma trilha ao redor de suas órbitas. A Leônidas acontece todos os anos nesta época, quando a Terra, em seu movimento em torno do Sol, atravessa uma trilha de detritos deixados pela agem do cometa 55P/Tempel-Tuttle.
Avance astronómico de noviembre. Durante todo el mes podrás ver a Júpiter y Saturno tras la puesta de Sol, y a Marte antes del amanecer. El día 8 habrá un eclipse total de Luna, pero no será visible en España. El máximo de las leónidas será la noche del 17-18 con Luna menguante. pic.twitter.com/gcEAKC8O
— Real Observatorio (@RObsMadrid) November 2, 2022
No mês de novembro, a constelação de Leão nasce um pouco antes do amanhecer, portanto é nesse horário que a maior quantidade de meteoros poderá ser observada, na direção nordeste do céu. No entanto, um aplicativo ou até mesmo sites de astronomia: Star Walk, Stellarium, Star Chart, SkySafari ou Night Sky – podem ajudar a apontar esta área do céu e o horário de visibilidade em sua cidade.
Via Extra Globo