Na última terça-feira (08/04), um vídeo inusitado viralizou nas redes sociais. Uma capivara foi flagrada andando tranquilamente pelo estacionamento de um hospital no Panamá e mobilizou uma operação de resgate que rapidamente viralizou nas redes sociais. Veja vídeo:
Detalhes do incidente
O vídeo, acabou sendo compartilhado em plataformas como Instagram e TiK Tok, e viralizou rapidamente. Ele mostra o momento em que a Polícia Nacional do Panamá realiza a captura do animal, que estava andando pelo estacionamento do Hospital El Ninõ. A presença da capivara surpreendeu os pacientes e funcionários do hospital, que assim que notaram a presença dela acionaram as autoridades.
Riscos ao animal
Apesar de ser um animal dócil, sua presença fora de habitat representa risco para ela mesma e para pessoas, principalmente em locais urbanos com grande circulação. Assim que foi avistada, funcionários acionaram a polícia ambiental, que realizou o resgate com sucesso. Segundo os especialistas, a coexistência é possível, mas exige ações preventivas e informação à população.
Cuidados e orientações
O caso revela um fenômeno cada vez mais recorrente em cidades latino-americanas: o avanço de animais silvestres para regiões urbanizadas. esmatamentos, ocupações irregulares e mudanças climáticas têm levado capivaras, tamanduás e até onças a se deslocarem em busca de alimento e abrigo.
As autoridades do Panamá reforçaram a importância de não tentar capturar ou espantar animais silvestres por conta própria. O recomendado é entrar em contato com os órgãos competentes, que possuem treinamento para lidar com esse tipo de situação, protegendo o animal e evitando acidentes.
Perguntas frequentes e curiosas:
Elas não são agressivas, mas podem causar acidentes se estiverem ou forem assustadas.
Chame a polícia ambiental ou órgão competente imediatamente, e evite se aproximar.
Ela caminhava pelo estacionamento do Hospital El Ninõ, no Panamá.