Na manhã do último domingo (20/04), camêras de segurança registraram uma cena aterrorizante: uma idosa sendo vítima de importunação sexual. Caso aconteceu no bairro Luana em em Vitorino Freire, no Maranhão.
Momento registrado pelas câmeras de segurança; veja vídeo:
Cenas de terror
Nas imagens é possível ver a mulher caminhando, momentos antes do incidente, ela estava sozinha e carregava duas sacolas. O assediador estava a alguns os de distancia, ele estava vestido de preto. É possível ver o momento em que ele caminha rapidamente, e se aproxima da senhora.
Ele então se aproxima, expõe suas partes íntimas e a agarra por trás, apalpando-a. Visivelmente assustada, a mulher cai no chão, se virando para ver o agressor, que imediatamente sai correndo e vira na primeira esquina.
Vítima reclama
Abalada após entender o que havia acontecido a idosa reclama sobre a atitude do homem. Um morador da região sai para ver o que estava acontecendo após ouvir as reclamações da vítima.
Até o momento não há informações oficiais sobre o desfecho desse caso. Se as autoridades identificaram o suspeito, ou se a vítima prestou queixa.
Penas legais
A legislação brasileira diferencia assédio sexual de importunação sexual. O assédio ocorre, geralmente, em situações de hierarquia, como no ambiente de trabalho, e prevê pena de detenção de 1 a 2 anos.
Já a importunação sexual acontece quando alguém pratica ato libidinoso sem o consentimento da vítima, em espaços públicos ou privados, sem necessariamente haver relação de hierarquia. E tem pena de reclusão de 1 a 5 anos, é uma das formas mais recorrentes de violência contra mulheres nas ruas.
Perguntas frequentes sobre o caso:
Até o momento não há informações oficiais sobre uma prisão ou identificação desse indivíduo.
O suspeito se aproximou da senhora, expôs suas partes íntimas e a agarrou por trás, apalpando-a.
Desde 2018, esse crime ou a ter pena de reclusão de 1 a 5 anos.