Na noite da última quarta-feira (30/04), uma confusão aconteceu em na quadra da escola de samba Unidos do Porto da Pedra, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio. Dois Policiais militares trocaram socos, chutes e empurrões com os seguranças do local.
Testemunhas registraram o momento da confusão; veja vídeo:
Detalhes do incidente
O episódio, registrado em vídeo e amplamente divulgado nas redes sociais, mostra mais de cinco homens trocando socos, chutes e empurrões, além de objetos sendo arremessados e mesas derrubadas. Os dois policiais, um sargento e um cabo do 35º BPM (Itaboraí), afirmaram que estavam de folga e participavam do evento como civis.
Segundo os policiais, eles entregaram as armas ao chegar na festa e, quando tentaram entender uma confusão que começou no local, cerca de 10 seguranças partiram para cima deles.
Investigação em curso
Após a briga, os PMs não conseguiram reaver suas armas, que permaneceram retidas na quadra. Os armamentos foram posteriormente encaminhados para a 73ª DP (Neves). A Corregedoria-geral da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ) abriu uma investigação para entender o que aconteceu, e a Polícia Civil está revendo as imagens do local para descobrir como tudo começou.
Nota da escola de samba
A Unidos do Porto da Pedra esclareceu que o episódio de violência ocorrido durante o show não tem relação com a escola ou seus integrantes. A corporação informou que a quadra é ocasionalmente alugada para festas e eventos culturais. Que geralmente conta com contratação de staff independente, e que está acompanhando os desdobramentos do caso.
Perguntas frequentes:
Até o momento ainda não há informações claras sobre o que desencadeou a confusão.
Não. Eles cumpriram o protocolo de cautela das armas antes de entrar na festa.
A Unidos do Porto da Pedra esclareceu que o evento era particular e que a escola não tem relação com o ocorrido.