Um incidente aéreo ocorreu no Texas (EUA) nas últimas semanas. Um jato executivo modelo Embraer Phenom 300, sofreu uma pane elétrica total enquanto se aproximava do Aeroporto Regional de Easterwood, em College Estation. Haviam dois pilotos e três ageiros a bordo. A tripulação declarou emergência após a aeronave perder os sistemas elétricos funcionais, e precisou da orientação de uma controladora de voo da torre de Houston para conseguir pousar.
O que aconteceu?
Ao se aproximar do destino a aeronave sofreu a pane elétrica, que resultou na perda de todos os sistemas elétricos necessários. Então os tripulantes declararam emergência e imediatamente acionaram o controle de tráfego aéreo. A controladora de voo de Houston acabou sendo a responsável de guiar a aeronave.
Solucionando o problema
Impossibilitados de pousar em Easterwood, a controladora direcionou a aeronave para o aeroporto de Angelina County, em Lufkin, um aeródromo regional sem torre de controle ativa e com sistema de iluminação noturna acionado remotamente por rádio. Os pilotos não conseguiam ativar as luzes por causa da pane elétrica. Então a controladora desviou um Piper Archer monomotor que sobrevoava a região para Lufkin, para que ele acionasse as luzes da pista, essenciais para um pouso de emergência noturno.
Desafios na aterrisagem
Os tripulantes tiveram que enfrentar um grande desafio na hora do pouso. Além da falta de iluminação, a pista mais longa de Lufkin possui 1.645 metros, enquanto os pilotos estimavam necessitar de 1.829 metros para um pouso seguro. Sem sistemas de navegação e com o sistema de freios antibloqueio inoperante, eles tinham um grande problema para solucionar. Felizmente, mesmo diante de todos os problemas eles os pilotos conseguiram realizar um pouso seguro, de forma brusca, e obtendo pneus furados. Todos os que estavam a bordo da aeronave sairam ilesos.
Perguntas frequentes:
A perda completa de todos os sistemas elétricos da aeronave, afetando instrumentos de navegação, comunicação e outros sistemas essenciais.
Um piloto de outra aeronave foi desviado para o aeroporto e, ao se aproximar, acionou remotamente as luzes da pista por rádio.
Um jato executivo Embraer Phenom 300.