Como você faz o seu controle financeiro? Hoje, é muito mais fácil integrar todos os seus gastos, despesas e ganhos por meio de softwares, aplicativos e principalmente em planilhas. O Excel facilitou muito a criação desses materiais, permitindo uma infinidade de possibilidades de personalização e inserção de dados.
Porém, pode dar muito trabalho ficar dividindo célula por célula, integrando colunas, criando filtros entre outros recursos, mas o que pouca gente sabe é que é possível encontrar modelos prontos diretamente da fonte: a Microsoft.
Com um catálogo extenso, a Microsoft dispõe de diversas opções que podem ser baixadas gratuitamente para preenchimento. Como nosso objetivo é ajudar, listamos os oito melhores modelos de planilha de controle financeiro para você começar a usá-los hoje mesmo, tendo uma rotina financeira mais organizada. Acompanhe a lista com a gente.
1. Calendário

Certo, mas como um calendário pode ser útil no controle financeiro? A visualização mês a mês dos seus gastos e ganhos pode dar uma ideia mais abrangente de como controlar o orçamento mês a mês. Gastar sem registrar uma data pode prejudicar o planejamento, e um calendário simples pode ser um ótimo complemento para o seu controle de gastos.
e o modelo de calendário aqui.
2. Controle Financeiro Pessoal

Agora sim podemos ir para uma planilha simples, mas muito útil: a de controle financeiro pessoal. Com seções separadas para cada espécie de gasto, esse modelo pode ajudar a entender suas despesas mensais, permitindo traçar melhor os objetivos para o futuro.
e o modelo de controle financeiro pessoal aqui.
3. Controle financeiro familiar

Saindo do âmbito pessoal, sabemos que muitas famílias compartilham a renda para que alguns sonhos e metas sejam conquistados mais rápido. Para definir melhor o papel de cada um dentro dos gastos e dos ganhos da família, uma planilha designada para o grupo todo atua como um facilitador muito maior do que uma pessoal para cada um.
e o modelo de controle financeiro familiar aqui.
4. Controle financeiro empresarial
Uma empresa que não se organiza financeiramente está fadada ao fracasso. Começar por uma simples planilha de controle financeiro empresarial pode ser ótimo, especialmente para pequenas e médias empresas. Essa planilha de balanço simples é intuitiva e permite sair do básico para começar a aplicar uma organização cada vez maior.
e o modelo de controle financeiro empresarial aqui.
5. Gastos no cartão de crédito
Para quem não não tem muito controle sobre o próprio dinheiro, o cartão de crédito pode ser um grande vilão, gerando dívidas a cada mês. Gastar sem ter efetivamente o dinheiro pode ser uma grande armadilha, mas uma planilha focada somente nisso, que pode ser seu maior gasto durante o mês, ajuda na organização. A planilha é separada por data, descrição, valor, local da compra e outras colunas que é possível editar facilmente.
e o modelo de gastos no cartão de crédito aqui.
6. Consumo de combustível

Quem usa muito o carro para se deslocar no dia a dia vai achar esse modelo de planilha interessantíssimo. Basta sempre anotar os valores de abastecimento e a quantidade de litros usada, que é possível ter o cálculo da média de consumo e outros dados como o custo por quilômetro, por exemplo.
e o modelo de consumo de combustível aqui.
7. Lista de compras
Como as compras de supermercados fazem parte do orçamento mensal de todos nós, uma planilha com a lista de compras pode facilitar bastante na hora de calcular o orçamento designado e as necessidades de casa. O melhor é que esse modelo em especial faz um cálculo geral dividindo o produto por categoria, ajudando a entender onde se gasta mais.
e o modelo de lista de compras aqui.
8. Controle de investimentos
Para os investidores, também há um modelo especial, principalmente para quem mantém um portfólio bastante variado de ações em diferentes carteiras. O modelo é bastante completo e tem até mesmo alguns direcionamentos de uso que facilitam a construção e a personalização da própria planilha.
e o modelo de controle de investimentos aqui.
Então, o que achou da lista? Selecionamos apenas alguns modelos mais usados e úteis, mas você pode explorar a biblioteca do Microsoft Office ou buscar dentro do acervo do Google Sheets, que também mantém alguns modelos para quem prefere utilizar a versão da outra empresa e encontrar o modelo de planilha de gastos que melhor se encaixa nas próprias necessidades.
Aproveite!
Via Tec Mundo